• Atelier Vyasa

A IDENTIDADE NA REABILITAÇÃO


A caixilharia é parte fundamental da identidade de um edifício. Perder esta linguagem é perder a identidade não só do edifício em questão mas por vezes de toda uma rua ou cidade. Reabilitar é urgente. Reabilitar como um todo tem de ser o processo. Actualmente grande parte das reabilitações feitas não são compatíveis com os revestimentos tradicionais existentes nos edifícios.


Segundo um estudo realizado pela Universidade de Coimbra, o abandono das técnicas tradicionais de aplicação de argamassas faz com que os elementos pétreos, nomeadamente molduras dos vãos e das janelas, se comecem a soltar e a degradar.


No interior as paredes revestidas por argamassas de cimento Portland e tintas acrílicas vão degradar-se porque não "respiram" e as respectivas argamassas, fendilhar e estalar.

Este processo de remoção da argamassa tradicional, leva a que se apague parte do património arquitectónico de um povo, de uma cidade e consequentemente a sua identidade.


Ao manter as técnicas tradicionais nos revestimentos históricos, consegue-se uma cidade mais autêntica e apesar do turista não ser um grande conhecedor, quando percorre a cidade sente um carisma diferente, a alma da cidade, a história da cidade.



  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
Follow Atelier Vyasa
Atelier Vyasa
Arquitectura Portuguesa . Portuguese Architecture