• Atelier Vyasa

ARQUITECTURA NÃO VESTE PRADA


Grande parte dos leitores já deve ter visto o filme “O Diabo veste Prada” realizado em 2006 com a interpretação de Meryl Streep no papel principal. Um filme que demonstra que a ética e persistência de uma jovem contra o culto da imagem, à promoção de falsas ilusões, prevalece e consegue transformar o destino de uma editora.

O titulo escolhido para esta crónica como é natural, não está relacionado com a famosa marca italiana.

A Arquitectura nunca poderá vestir Prada porque a arquitectura não é uma moda, não deixa de se usar e tem influência directa no bem-estar e na qualidade de vida que proporciona a todos. Ela nunca poderá ser a valorização de uma imagem sem conteúdo ou sem qualquer contextualização. Nunca poderá ser a promoção do efémero.


Em contrapartida todos nós apreciamos os clássicos e porquê se já não estão na moda? Exactamente por isso, tornaram-se clássicos porque de certo modo o conteúdo era mais forte do que a imagem, sempre actuais devido à sua influência em nós e por isso continuamos a gostar da arquitectura do passado e a fazer milhares de quilómetros para ver in loco esse passado, essa história, a alma do local.

Na literatura os grande livros são lidos mais do que uma vez e ao reler procura-se novas respostas e encontra-se novas mensagens, também na arquitectura antiga se consegue encontrar respostas e inspiração para as necessidades actuais.


A Arquitectura tem a capacidade de transformar e influenciar a sociedade quando pensada e concebida de forma séria e sem querer aderir à moda do momento.

A Arquitectura tem de continuar a apostar na inovação, na utilização da melhor tecnologia, deve ser a referência de uma época de modo a influenciar positivamente o nosso futuro, salvaguardando e inspirando-se sempre nas raízes locais.


Tal como no passado, devemos continuar a respeitar os cânones da ordenação, distribuição, harmonia, proporção e simetria seja em construção nova seja através da conveniente reabilitação ou transformação do espaço e património construído.


Panteão de Roma


  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
Follow Atelier Vyasa
Atelier Vyasa
Arquitectura Portuguesa . Portuguese Architecture