Atelier Vyasa
Arquitectura Portuguesa . Portuguese Architecture
Atelier Vyasa Arquitetura portuguesa localizado em Braga pelos arquitectos Pedro Rocha Vinagreiro e Marta Fernandes
  • Facebook
  • Instagram

CASA GRANDE DE QUINTÃES DE BAIXO

A Casa Grande de Quintães de Baixo, em ruína, outrora fonte de inspiração e habitação de Dr. Luís Almeida Braga, advogado, escritor, político português e um dos fundadores do Integralismo Lusitano. Destacou-se no combate à Primeira República Portuguesa e ao Estado Novo. Como advogado, logo após a morte de D. Manuel II, sobressaiu na defesa dos direitos de D. Duarte Nuno aos bens vinculados da Casa de Bragança. Notabilizou-se igualmente na defesa de Henrique Galvão (do assalto ao Paquete «Santa Maria»).

Dirigiu o Instituto Minhoto de Estudos Regionais e respetivo órgão de comunicação, a revista Mínia.

Foi ainda Presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte.


Uma casa de estilo brasileiro, um imóvel impar, de características peculiares e com uma presença senhorial construída em pedra com acabamento em reboco de terra e chaminé de grandes dimensões também esta em pedra.

Atualmente o edifício está em ruína, com as coberturas e interiores praticamente inexistentes, apesar disso mantém uma extraordinária solidez de fachadas, que com o passar dos anos foi consumida pela densa vegetação trepadeira.

A reabilitação do edifício pretende-se que seja total num difícil equilíbrio entre a contemporaneidade e o contexto histórico. A sua geometria complexa, em U determinou a estrutura geral do projeto e compartimentação interior, dividindo a planta entre cheios e vazios que contaminam o espaço interior com intensa luz natural, vinda da cobertura e de vãos deixados em aberto para uma maior permeabilidade visual para a envolvente. Uma reinterpretação da escadaria original pretende dar mais escala e dignidade ao alçado frontal oferecendo um primeiro plano senhorial outrora existente.

A habitação, uma construção nova no interior das paredes existentes será em betão aparente de modo a contrapor a pedra existente com o material a construir.

O desenho dos jardins foi pensado para enquadrar o estilo brasileiro e senhorial da casa existente, dar escala ao edifício e controlar os eixos visuais numa zona de paisagem rural urbanizada.


Em desenvolvimento...





Siga o Atelier Vyasa em Facebook e Instagram

Inscreva-se como Membro Vyasa