EDIFICIO DO CASTELO
No coração da cidade de Braga nasceu um edifício projetado por um dos grandes nomes da arquitetura portuguesa, o arquiteto Marques da Silva, que na sequência da demolição das antigas muralhas do Castelo, em 1906, surgiu a necessidade de planeamento de um edifício emblemático que viesse colmatar o vazio urbano deixado na cidade.
Apesar dos atrasos constantes na sua construção, quer pela falta de verbas quer por contínuas alterações políticas que o país atravessava, a obra terminou 30 anos após o seu início, inaugurada em 1937.
Ao longo destes anos o edifício assumiu diversas funções, nomeadamente a antiga Escola Industrial e Comercial de Braga, as Estradas de Portugal, alguns serviços da Câmara Municipal de Braga, pertencendo atualmente a um privado e à Universidade do Minho.
O espólio do arquiteto pode ser encontrado na Fundação Instituto Marques da Silva, apesar de ser escassa informação disponível sobre esta obra arquitetónica em particular.
O edifício encontra-se estruturalmente bem conservado, mas ao longo dos anos faltou-lhe uma manutenção preventiva e cuidada, sendo alvo de sucessivas adaptações que descaracterizaram a alma do espaço.
Após um levantamento inicial efetuado pelos arquitetos VYASA com a equipa de engenharia, foi necessário efetuar um ensaio de carga e concluiu-se que teria de se substituir, reforçar algumas vigas de madeira e tratar da impermeabilização da cobertura e cúpula.
O projeto foi pensado para manter as características do edifício, foi dada muita atenção ao detalhe, numa tentativa de devolver a dignidade e a autenticidade que um edifício como este merece.
O programa pedia a transformação dos quatro pisos para se adaptar às novas funções e deu a base perfeita para criar ambientes distintos que jogassem com as especificidades de cada espaço. Uma seleção de cores, materiais e uma extensa preservação dos detalhes da arquitetura original, combinados com a introdução de alguns elementos mais contemporâneos, permitiu-nos criar uma personalidade distinta que contribui para uma imagem eclética e, em simultâneo, prestar homenagem às particularidades que nos eram desvendadas à medida que íamos descobrindo um pouco mais do edifício original e do pensamento do arquiteto Marques da Silva..
FICHA TÉCNICA
Projeto inicial
Estado
Data
Localização
Arquitetura
Engenharia
Fotografia
Marques da Silva
Não construído
2022
Rua do Castelo, Braga
Pedro Vinagreiro e Marta Fernandes
A2T2 Engenharia
Vyasa